CASES

CASE DE SUCESSO

FÁBRICA DE

VENTILADORES INDUSTRIAIS

Primeira Etapa

Ao iniciar o trabalho, a empresa precisava reduzir o lead time do setor produtivo, a fim de atender às demandas sazonais. A primeira etapa foi treinar a equipe em 5S e Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV).

Estado Atual

Ao mapear o estado atual, a agregação de valor era de 1% ao longo do lead time. A empresa produzia em grandes lotes, resultando em um lead time elevado. Durante o trabalho, o tamanho do lote foi reduzido para uma unidade.

Estado Futuro

A partir do mapeamento do fluxo de valor, foi identificou-se a oportunidade de implementar leiaute celular. Foi realizada alteração do leiaute, otimizando o espaço destinado a produção. Em conjunto, foi implementada gestão visual, possibilitando aos colaboradores envolvidos acompanhar o desempenho da produção. Os resultados passaram a ser discutidos em reuniões diárias, conduzidas pelo gestor.

Resultado

Após as ações, o percentual de agregação de valor chegou a 82%, como demontram os gráficos do antes e depois. Como resultado, obteve-se uma melhoria de 1% para 82% na agregação de valor, o que significa uma redução de custo, redução de lead time e espaço físico.